quarta-feira, 11 de abril de 2018

Resenha: Escândalos na Primavera (4 As Quatro Estações do Amor) - Lisa Klepas

Olá Crazy People. 

Hoje vim falar deste livro que termina a série `As Quatro Estações do Amor', que foi a primeira que eu maratonei neste ano e que conquistou meu coração. Eu agora sou com certeza fã da Lisa Klepas. Neste livro vamos acompanhar a história da última solteirona, a Daisy Bowman e a sua história de amor com o lindo Matthew Swift. 

*Resenha dos outros livros da série:
- Segredos de uma noite de Verão;
- Era uma vez no Outono;
- Pecados no Inverno.

* Contém Spoilers dos outros livros da série



Título Original: Scandal in Spring (4 Wallflowers)
Autora: Lisa Klepas
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance de Época
Categoria: Adulto
Páginas: 223
Estrelas: 4/5
Sinopse:
Daisy Bowman sempre preferiu um bom livro a qualquer baile. Talvez por isso já esteja na terceira temporada de eventos sociais em Londres sem encontrar um marido. Cansado da solteirice da filha, Thomas Bowman lhe dá um ultimato: se não conseguir arranjar logo um pretendente adequado, ela será forçada a se casar com Matthew Swift, seu braçaisy Bowman sempre preferiu um bom livro a qualquer baile. Talvez por isso já esteja na terceira temporada de eventos sociais em Londres sem encontrar um marido. Cansado da solteirice da filha, Thomas Bowman lhe dá um ultimato: se não conseguir arranjar logo um pretendente adequado, ela será forçada a se casar com Matthew Swift, seu braço direito na empresa. Daisy está horrorizada com a possibilidade de viver para sempre com alguém tão sério e controlador, tão parecido com seu pai. Mas não admitirá a derrota. Com a ajuda de suas amigas, está decidida a se casar com qualquer um, menos o Sr. Swift. Ela só não contava com o charme inesperado de Matthew nem com a ardente atração que nasce entre os dois. Será que o homem ganancioso de quem se lembrava era apenas fachada e ele na verdade é tão romântico quanto os heróis dos livros que ela lê? Ou, como sua irmã Lillian suspeita, o Sr. Swift é apenas um interesseiro com algum segredo escandaloso muito bem guardado? Fechando com chave de ouro a série As Quatro Estações do Amor, Escândalos Na Primavera é um presente para os leitores de Lisa Kleypas, que podem ter certeza de uma coisa: embora as estações do ano sempre terminem, a amizade desse quarteto de amigas é eterna.
Minha Opinião:
Esse foi um daqueles livros que eu me senti na pele da protagonista. Por vários momentos durante o livro eu me pegava pensando "Nossa, eu faria a mesma coisa" ou "Eu também sou assim". A Daisy me representa muito em vários momentos e preciso dizer que esse foi um dos livros mais divertidos que eu já li. 
"- No fim de maio... - ponderou, nem um pouco ofegante apesar do ritmo deles. - Daqui a menos de dois meses. Como vai encontrar um pretendente em tão pouco tempo?
- Se preciso for, ficarei em uma esquina segurando uma placa." (Pág.24) 
Começamos o livro com a Daisy pensando sobre a sua vida. Todas as amigas e a irmã mais velha já se casaram e ela ainda esta solteira. Ela não se importa muito com esse fato é muito feliz só ela e seus livros, mas o seu pai tem a brilhante ideia de casar ela com uma pessoa que ela odeia, Matthew Swift. A parti dali, ela tem dois meses para achar um marido. Ela conta com a ajuda das amigas, mas quando o Matthew ressurgi na vida dela depois de tanto tempo as coisas começam a mudar. 

O romance entre os dois personagens é uma coisa fofa. Descobrimos que o Matthew é apaixonado pela Daisy desde o primeiro dia que a viu, mas sempre teve que se afastar dela pois ele tem um passado sombrio e não quer que ela seja arrastada para a sarjeta junto com ele. Também adorei a maneira como ele se revolta quando descobri que o pai da Daisy está a forçando a se casar com ele. 
"Matthew soube que aquilo era um erro no instante em que os lábios deles se encontraram. Porque nada poderia se igualar á perfeição de Daisy em seus braços. Ele estava arruinado pelo resto de sua vida. Que Deus o ajudasse." (Pág.84)
Foi muito bom ter o ponto de vista mais focado na Daisy. Nos outros livros ela é mencionada e até tem momentos que entramos na cabeça dela, entretanto, neste livro podemos conhecer a verdadeira Daisy em todos os momentos da vida. Vemos ela feliz, triste, insegura, com medo, atordoada, convencida e mais. Ela é humana como todos os outros personagens do livro, e sendo humana ela cometi erros e tenta viver da melhor maneira possível na sua sociedade que ainda não estava pronta para uma mulher tão decidida e maravilhosa. 
"De todos os filhos, ela sempre tinha sido a que Thomas Bowman entenderia menos. Mesmo na infância, Daisy nunca havia tirado as conclusões certas das histórias que ele lhe contava, fazendo apenas perguntas que nunca pareciam relevantes. Quando ele lhe explicara por que os investidores em nusca de baixo risco e retornos moderados deveriam aplicar seu caital em títulos de dívida pública, Daisy o interrompera perguntando: 'Pai, não seria maravilhoso se os beija-flores se reunissem para tomar chá e fôssemos pequenos o suficiente para sermos convidados?" (Pág.6)
Conhecer o Matthew também foi uma delicia. Ele não tinha aparecido ainda nos outros livros, então não sabia o que esperar dele, mas foi uma maravilha poder conhecer esses homem aos poucos e vendo como ele é um homem maravilhoso que quer apenas ter a chance de amar e viver a vida. Vendo como ele é tudo que Daisy sempre desejou em um homem é divertido, pois ela também vai percebendo isso e quase conseguimos ver nas entrelinhas o pensamento da Daisy "Mas tinha que ser logo ele." Eu ri muito com esse pensamento e a leitura se tornou ainda mais maravilhosa. 
"Com os olhos arregalados, Evie lhe entregou a criança. As quatro mulheres viram, pasmadas, Swift segurar tranquilamente Isabelle junto a seu onbro. Ele lhe deu o lenço cheio de gelo e Isabelle começou a mastigar desesperadamente, embora continuasse chorando. Parecendo ignorar os olhares fascinados de todos da sala, Swift foi até a janela, murmurando palavras para o bebê. Parecia esta lhe contando uma história. Um ou dois minutos depois, a criança sossegou." (Pág.57) 
Como sempre, a autora trás mais situações que apenas o romance dos personagens. Neste livro vamos ler também sobre a amizade das Solteironas que estão quase todas casadas (faltando somente a Daisy) e como a vida delas mudaram com o passar dos dois anos desde que se conheceram, Annabelle já é mãe e Lillian está gravida. Evie ainda esta no clima lua de mel e Daisy esta tentando se encontrar no meio das suas amigas e na sua vida amorosa. Também temos o passado misterioso do Matthew que é mencionado várias vezes durante o livro, mas vamos descobrir mesmo do que se trata no final. 

"Ele a queria havia tanto tempo! Mil vezes lembrara a si mesmo de todos os motivos pelos quais nunca a teria. E tinha sido muito mais fácil saber que ela o detestava e que não havia nenhum motivo para ter esperanças. Mas a possibilidade de os sentimentos de Daisy terem mudado, de ela também querê-lo, o encheu de emoção vertiginosa." (Pág.82)
Falando de final, esse livro teve o final mais tenso de todos da série, eu fique plenamente preocupada e com medo do que ia acontecer com o meu casal. Me perguntava como a autora ia arrumar tudo para um final feliz, mas a linda Lisa nunca nos desaponta e foi maravilhosa como sempre. Ela também fez muitas criticas sociais a época em questão especialmente em consideração ao sistema hierárquico da época e como os ricos podiam tudo e os pobres podiam nada. Também tem umas criticas maravilhosas em relação a mulher na sociedade, que esteve presente nos outros livros da série também.
"- Eu me sinto tão despreparada... e muito desconfortável. É errado dizer que não gosto de estar gravida?
- É claro que não. - respondeu Marcus, sua voz abafada pelos seios dela. - Eu também não gostaria de estar." (Pág.42) 
No geral o livro foi uma delicia de leitura, com um casal maravilhoso e uma critica muito bem feita. Recomendo muito para pessoas que gostam do gênero ou desejam começar a ler, mas não sabem por onde começar. Essa série com certeza vai encher seu coração de amor e diversão. 


"O Amor deveria ser uma emoção vertiginosa que trazia felicidade. Como nos versos bobos do dia de São Valentim decorados com penas, pinturas e rendas. Mas seu amor por Daisy não era de modo algum assim. Era um sentimento torturante, febril e desolador. Era um vício que não podia ser vencido. Era puro desejo temerário." (Pág.126)

~ Mykia

12 comentários:

  1. Romance sempre é gostoso de ler né eu amo.. só me falta tempo mesmo pra ler vários. adorei sua colocaçao de se identificar com a personagem do livro, quando nos identificamos assim lemos tão rápido que dá vontade de voltar a ler né..beijokas

    ResponderExcluir
  2. Eu amo ler romances, este livro me fez sentir uma falta de um outro que li e me apaixonei pelos personagens. Você já leu Danielle Stell? Eu já li quase todos os livros, mas o meu preferido é Joias!
    Agora que conheci este da Lisa e me identifiquei com a coragem da personagem ao dizer: se preciso for, ficarei segurando uma placa. Vou procurar em uma biblioteca!

    Alana Zoz

    ResponderExcluir
  3. Essa série de livros é maravilhosa a história é apaixonante, gostei muito da personagem Daisy e do romance desses dois é um casal lindo. É uma história boa de se ler, é suave, é uma delícia, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito de romance, são tao emocionantes e nos prendem a leitura. Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser uma delícia, com uma história de amor bonita contada de uma forma leve e agradável. Com certeza é uma leitura que vale a pena!

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Tudo bom?
    É tão bom quando nos sentimos conectadas com a historia, pois acabamos vivendo de fato os acontecimentos.
    Eu tenho muito interesse em ler essa série.
    Sua resenha esta ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Sou vibrada em romances e esse parece ser maravilhoso!
    Achei o personagem da Daisy muito dinâmico e decidida.
    A capa é linda e a fotografia faz a gente imaginar a personagem da historia.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  8. É sempre muito bom quando nos identificamos com a protagonista, ainda bem que a sua experiência de leitura foi boa com essa maratona e tornou-se fã da escrita da autora! =) Isso é muito bom mesmo! Adorei a premissa do livro, parece-me realmente aqueles romances que gosto de ler e fiquei bastante intrigada com o Matthew! Aprecio imenso a parte da critica da autora perante a época que descreve e até fico aliviada em saber que o final é bom, haha. Vou ler, certamente! =)

    ResponderExcluir
  9. Ultimamente é esse tipo de livros que procuro para ler. A vida já é tão pesada que um bom romance vem trazer a tranquilidade no final do dia. Adorei a sua resenha. Essa série de livros parece ser mesmo muito boa... Um beijinho 😘

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Ainda não li nada da Lisa e tenho muita vontade de começar a conhecer o seu trabalho por essa série, que parece ser simplesmente divina. A Daisy parece ser uma personagem que me conquistaria, pois gosto de personagens como ela. E o romance parece ser muito bem medido. Adorei a resenha, muito boa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Que enredo mais interessante. Ouvi falar dessa autora mas ainda não li nenhuma de suas obras. Tenho acompanhado as outras resenhas e cada vez fico com mais vontade de conhecer os personagens, a escrita da autora e claro os livros de forma geral. Quem não gosta de histórias de amor não é mesmo? Ótima resenha. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Oi
    adoro livros de romances são os meus prediletos,esse livro me chamou muita atenção adorei a história gostaria de ler ele com certeza não vou me arrepender,a capa é um show,adorei demais sua resenha,bjs.

    ResponderExcluir