domingo, 27 de maio de 2018

Resenha + Comparação: Simon vs. A agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli (Livro e Filme)

Olá Crazy People.

Hoje eu vim falar de um livro e filme que conquistaram meu coração recentemente e sei que preciso falar dele aqui no blog. Como a pessoa ocupada que eu sou, acabei demorando demais para postar uma resenha e o filme acabou estreando. Então eu pensei em aproveitar e já fazer uma comparação entre os dois e falar o que eu achei de cada um individuativamente. 

Então senta ai e pega uma pipoca que esse vai ser um post muito grande. 

Livro:




Título Original: Simon vs. the Homo Sapiens agenda
Autora: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Gênero: Contemporâneo ; LGBTQ+
Categoria: Jovem Adulto
Páginas: 270
Estrelas: 4,5/5
Sinopse:

Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. 
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. 
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu. 
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.
Minha Opinião:
Esse livro é tão maravilhoso. Durante toda a leitura eu só conseguia rir e sorrir. Teve uns momentos de choro também, mas esse livro tem um tom mais leve e divertido, tipo um chick-lit, só que para jovens. Eu só posso definir como uma mistura de A Culpa das Estrelas com Extraordinário. Acho que só com essa comparação já deu para ver o tanto que é maravilhoso, já que ambos esses livros e filmes são alguns dos meus preferidos. 

O livro conta a história do dia a dia do Simon, um menino como qualquer outro, com apenas uma leve diferença, ele é gay e no decorrer do livro ele vai se apaixonar por um menino que ele conheci na internet que se chama de Blue. O livro divide seus momentos com a narrativa em primeira pessoa do Simon sobre a vida dele depois que ele começa a ser "chantageado" pelo menino palhaço da escolha, Martin, e os emails que ele troca com o Blue. 

Eu sei que muitas pessoas tem problemas com narrativas em primeira pessoa, honestamente, para mim nunca fez uma diferença, pois desde que comecei a ler com 8 anos eu já convivia com esses diferentes tipos de narrativa e nunca me incomodaram. Entretanto, para aqueles que tem problema, eu posso ir dizendo que essa narrativa é linda. Eu acredito com que faz o livro pareça mais pessoal e real. Tudo que o Simon passa como um jovem de 16 anos no colégio e a forma como a vida dele muda e ao mesmo tempo fica igual no decorrer do livro é mais detalhado e cheio de um encanto próprio. 



Falando um pouco sobre os personagens. Meu preferido de longe foi o Simon, nosso narrador apaixonado e divertido. A forma como ele vai nos contando a sua história é deliciosa. Ele é um jovem divertido e amoroso que apenas quer ser ele mesmo, ele vai mostrando como o colégio pode ser divertido e cheio de medo mesmo em um mundo que se diz avançado e progressista. Ele é tão real que parece que pode ser meu vizinho ou meu amigo. Quando ele começa a se apaixonar pelo Blue ele reage da forma que todo mundo reage ao seu primeiro amor. A autora quis mostra que seja em um relacionamento homoafetivo ou heteroafetivo tudo é igual, os medos, as inseguranças e as borboletas no pé do estomago. Se apaixonar é assustador e maravilhoso, especialmente quando se tem apenas 16 anos. 

Os personagens segundarias são lindos também. Como todo o livro eles são reais e amáveis. Destaco aqui a Leah. Durante a leitura eu até parei e fiquei pensando "Essa autora me plagiou. Ela fez uma versão minha e colocou em seu livro". Conforme Simon vai falando da Leah eu já me via em sua pele fazendo tudo que ela faz. Ela é maravilhosa e mau posso esperar pelo livro dela que vai sair ainda esse ano. Também tem o nosso lindo Blue, que só descobrimos quem é no fim do livro, mas que tem sua presença registrada durante todo o livro com os seus emails. 

Em resumo esse livro é real, lindo e fofo. Uma leitura obrigatória para todos. Ele ainda trata sobre muitos temas importantes como homofobia e autoaceitação. 

Filme:



Título Original: Love, Simon
Título em Português: Com Amor, Simon
Direção: Greg Berlanti
Nacionalidade: Américano
Gênero: Contemporâneo, Romance, LGBTQ+
Ano de Lançamento: 2018
Nota: 8/10
Elenco:
Nick Robinson - Simon Spier
Katherine Langford - Leah Burke
Alexandra Shipp - Abby Suso
Keiynan Lonsdale - Bram
Jorge Lendeborg - Nick Eisner
Logan Miller - Martin Addison
Jennifer Garner - Emily Spier
Josh Duhamel - Jack Spier
Sinopse:

Aos 17 anos, Simon Spier aparentemente leva uma vida comum, mas sofre por esconder um grande segredo: nunca revelou ser gay para sua família e amigos. E tudo fica mais complicado quando ele se apaixona por um dos colegas de escola, anônimo, com quem troca confidências diariamente via internet.
Minha Opinião:
Eu estou a dias querendo assistir esse filme. Eu contei os dias para esse filme ser lançado na minha cidade, pois ela é bem lenta e filmes mais "simples" tendem a demorar para chegar, umas duas semanas a mais do prazo de lançamento oficial do Brasil. Mas, o importante é que chegou e valeu cade segundo de espera. 



Como no livro, o filme vai contar a vida de Simon, um menino que, no filme, está no último ano do colégio (no livro ele esta no segundo ano), ele é um jovem que é completamente normal, mas tem um grande segredo. Ele é gay. Durante o filme vamos acompanhar a vida dele durantes uns meses se apaixonando pelo menino Blue, que ele conheceu pela internet, mas não sabe quem é, e como ele vai lidar com a chantagem feita por um menino, Martin, que quer sair com a amiga dele a Abby. 



Eu estou acostumado a ver filmes e livros como duas coisas diferentes e entendo que para se adaptar um ao outro é necessário que se mude algumas coisas e adicione ou exclua outros. As mudanças feitas nesses filme eu achei todas necessárias. Uma coisa que me incomodou um pouco no livro, a rivalidade entre a Abby e a Leah, foi tirada quase completamente no filme. A forma como o Simon descobri quem é Blue e como eles vão interagir é bem diferente do livro, mas eu gostei disto, pois pude ver mais dos dois em ação, mesmo que quem estivesse no cinema comigo não sabia que o shipp estava acontecendo. 



A atuação de Nick Robinson como Simon foi perfeita. Ele é o meu Simon, assim como as outras atuações. Eu chega chorei em ver os personagens que eu amei no livro representado de uma forma tão real na telona. Claro que também chorei durante o filme. O filme em si parece muito uma comedia romântica gay, mas ele tem seus momentos de muita emoção e que me fizeram chorar muito. É lindo é maravilhoso. 



Preciso destacar aqui a trilha sonora linda que o filme tem. Deixo aqui um link para uma playlist do youtube, mas recomendo que pesquisem Love Simon no Spotify, tem todas as musicas e vale cada segundo. 


   

Recomendo é claro para todos. Se ainda não assistiu vai no cinema mais perto e assista. Vale muito a pena. 

Comparação:



Minha Opinião:
Como uma adaptação ele é diferente, mas muito bem feito. Tanto o livro quanto o filme são maravilhosos e merecem amor. Mesmo com as mudanças eles conservam o mesmo clima. A forma como vemos a rotina dos quatro amigos e a da família do Simon é o mesmo. Os dois são a história de um menino gay que esta se apaixonando pela primeira vez e tendo que lidar com todas as coias normais do colégio como provas, amigos e a chegada da faculdade. 



Se ainda não conferiu um dos dois recomendo que veja os dois. Ambos são lindos, fofos e divertidos. 





~ Mykia

Nenhum comentário:

Postar um comentário