Oi oi Gente!!!
Hoje volto para poder, depois de muito tempo. Falar sobre uma série maravilhosa que eu acabei de terminar e que precisa ser mais exaltada!
Sinopse: Na Itália do século 17, uma parteira adolescente acusada de bruxaria precisa escolher entre seu poderoso destino e um amor impossível. a série também focará sobre um grupo de mulheres suspeitas de bruxaria na Itália, que encontram poder em sua união.
Temporada: 1
Lançamento: 31 Janeiro 2020
Diretoras: Francesca Comencini; Paola Randi; Susanna Nicchiarelli
País de Origem: Italia
Distribuidora no Brasil: Netflix
Gênero: Drama; Sobrenatural; Historico.
Classificação: +16
Minha Opinião:
Lançada recentemente na Netflix, a série pega como inspiração para o seu enredo as queimadas as bruxas que aconteceram oficialmente durante os séculos XV e XIX. Focando na Itália e o poder que a igreja exercia sobre a condenação das mulheres.
Eu atualmente tenho estudado bastante sobre a queimada as bruxas e posso dizer que é um período muito triste e complicado de ser estudado e retratado, pois mostra o tanto que uma ideia ou crença pode levar uma população a acreditar e deixar coisas horríveis acontecerem com pessoas inocentes, em sua maioria mulheres.
A forma como a série retrata este período é baste realístico com cenas fortes e impactantes, mas que buscam realmente demostrar algo que aconteceu e não apenas fazer um "torture porn". O grupo de bruxas mostra união e paz entre o grupo, sem brigas e discussões de uma forma que mostra demostra rivalidade. Todos os momentos de discordância são mostrados como um conflito de ideias ou pensamento.
O machismo e misoginia da época é retratado de forma maravilhosa. Todos os homens são mostrado como tendo uma ideia ou pensamento onde acreditam que a mulher é inferior a ele. A série demonstra como a palavra de um homem pode facilmente condenar uma mulher a morte ou deixa-la viver uma vida tranquila.
Há momentos onde as mulheres são perseguidas mesmo elas, em sua maioria, sendo não bruxas ou não tendo qualquer vinculo com o grupo de bruxas da série. Mostrando assim que ser uma mulher poderia ser o suficiente para ser considerado uma bruxa e assim ser torturada e morta.
As atuações são muito boas. A protagonista Abe, é uma pessoa que, muito jovem, já viu a maldade do mundo. Ela quer somente cuidar do seu irmão e achar um lugar pacifico para os dois morarem. Admito que gostei do seu romance corrido com o Pietro, entretanto, no desenvolver dos plots da série vemos outros aspectos do personagem e do relacionamento deles acontecer. O principal fator sendo o fato do pai de Pietro ser o líder dos Benandanti, o grupo de caçadores de bruxas.
Uma coisa que não gostei de Pietro foi que em determinado momento seu personagem parece eternamente perdido e inconformado. Ele é um homem da ciência e não acredita em magia ou em bruxas e quando é confrontado com a verdade o menino simplesmente quebra e surta.
Adorei as outras bruxas, minhas preferidas sendo a Tebe e a Leptis. As duas tem pontos de vista diferentes, uma sendo mais cautelosa e outra mais ativa, sempre querendo ir para a briga. Esses pontos diferentes fazem as duas trabalharem bem juntas e honestamente serem o melhor casal desta série.
Em relação aos Benandanti, eu gostei de como a série demostrou também o seu ponto de vista, para mostrar o quanto uma ideia poderia simplesmente fazer uma lavagem cerebral na população de uma forma que eles achassem justificável caçar e assassinar mulheres inocentes. Eles realmente acreditam que o que estão fazendo é o certo para que o mundo seja salvo, pois a bruxas são a maldade e o mau que regi o mundo.
Em relação aos elementos mágicos, não vá assistir esta série esperando grandes momentos de magia ou demonstração de elementos mágicos. A série tem isso claro, mas nesta primeira temporada o foco é principalmente da construção da história e das motivações por trás de todos que estão ali.
Algo que deve ser destacado é que a série foi produzida, roteirizada e dirigida apenas por mulheres e isto é demonstrado na obra final. A forma como os temas são mostrados, como a mulher é vista e representada, o ponto de vista. Saber disto é bom, pois mostra que todos por trás da série tiveram o cuidado de fazer uma série boa e respeitosa.
Como um todo a série é muito boa. Tem seus momentos de erros e de acertos, mas como um todos, merece ser conhecida. Os personagens são bons e a historia é viciante, cada episódio é mais interessante que o outro. Então vão lá dar um amor para essa série.
Ate a próxima,
Mykia W. Cherry







Nenhum comentário:
Postar um comentário