quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Resenha: A Maldição do Vencedor (1 Trilogia do Vencedor) - Maris Rutkoski

Olá Crazy People. 

Hoje é dia de mias uma resenha maravilhosa de um livro maravilhoso que eu li recentemente. Esse é o primeiro livro de uma trilogia que foi totalmente lançado no Brasil pela Plataforma 21 e que conquistou meu coração com esse primeiro livro, que na verdade foi uma releitura para mim. 

Vamos lá. 



Título Original: The Winner's Curse (The Winner's Trilogy)
Autora: Marie Rutkoski
Editora: Plataforma 21 (Selo da V&R Editora)
Gênero: Fantasia
Categoria: Jovem Adulto (YA)
Páginas: 328
Estrelas: 4,5/5
Sinopse:
Kestrel quer ser dona do próprio destino. Alistar-se no Exército ou casar-se não fazem parte dos seus planos. Contrariando as vontades do pai - o poderoso general de Valória, reconhecido por liderar batalhas e conquistar outros povos -, a jovem insiste em sua rebeldia. Ironicamente, na busca pela própria liberdade, Kestrel acaba comprando um escravo em um leilão. O valor da compra chega a ser escandaloso, e mal sabe ela que esse ato impensado lhe custará muito mais do que moedas valorianas. O mistério em torno do escravo é hipnotizante. Os olhos de Arin escondem segredos profundos que, aos poucos, começam a emergir, mas há sempre algo que impede Kestrel de tocá-los. Dois povos inimigos, a guerra iminente e uma atração proibida... As origens que separam Kestrel de Arin são as mesmas que os obrigarão a lutarem juntos, mas por razões opostas. A Maldição do Vencedor é um verdadeiro triunfo lírico no universo das narrativas fantásticas. Com sua escrita poderosa, Marie Rutkoski constrói um épico de beleza indômita. Em um mundo dividido entre o desejo e a escolha, o dominador e o dominado, a razão e a emoção, de que lado você permanecerá?
Minha Opinião:
Essa foi na verdade um releitura para mim, eu tinha lido esse livro há uns 3 anos e fiquei surpresa em saber que ainda lembrava de muita coisa. Na época em que eu li a primeira vez eu me apaixonei perdidamente e nesta segunda leitura não foi diferente. Esse livro é maravilhoso com um escrita incrível e um romance doce e muito acolhedor.

Eu estou louco por esses livros há anos e quando fiquei sabendo que iam ser lançados eu fiquei a espera do momento certo para realizar a compra. Esse momento veio na forma da promoção do dia da Mulher na Saraiva que deu um cupom de 50% de desconto para as mulheres usarem na compra de livros. Eu usei o meu assim que possível, mas minha compra demorou um mês para chegar (correio lento esse da saraiva). Assim que o pacote chegou aqui em casa (na forma de 3 caixas diferentes) eu já comecei a ler esse livro novamente. 

O livro conta a história da Kestrel uma jovem valoriana que vivi em uma cidade que foi conquistada 10 anos antes do começo do livro pelo seu povo. O antigo povo que habitava ali, os herrianos, agora são escravos e obrigados a fazerem trabalhos de casa e trabalhos brasais. Apesar de Kestrel não concordar com todo esse sistema de hierarquia ela não faz nada para combater, e depois de se ver comprando um escravo chamado Arin se ver começando a questionar os ideais de seu povo e se encantando por um escravo que tem os olhos mais profundos que ela já viu. 

“Arin, que havia colocado anzóis no seu coração e a atraído para ele como de modo que não pudesse ver nada além de seus olhos”
O livro é narrado em terceira pessoa sendo dividido entre o ponto de vista do Arin e da Kestrel. Os dois juntos vão contando essa história que se enche de intrigas políticas e reviravoltas maravilhosas que vão fazendo o leitor ficar louco para saber o que vai acontecer no final. Mesmo eu tendo li o livro uma vez e sabendo o que ia acontecer, eu também fiquei louca para terminar e por isso acabei lendo o livro em menos de dois dias. A escrita da Marie faz a gente viajar e a leitura vem de uma forma leve e gostosa com forme a história vai se desenrolando. 

Eu tenho que falar que gostei mais do ponto de vista da Kestrel, ela é muito realista e reagi de uma maneira muito veredicto a forma como eu me vejo reagindo a certas coisas. Ela pode até não ser a melhor pessoa para usar uma arma, mas ela compensa por isso com uma mente brilhante que vai criando estrategias maravilhosas e descobrindo coisas que parecem obvias, mas que podem passar despercebidos a qualquer outra pessoa. Adorei como a autora consegui fazer uma personagem forte sem ter que dar uma força física bruta para ela. Mostrando que existem vários tipos de poder e forças. 
“Tudo na guerra diz respeito ao que você sabe sobre as habilidades e vantagens de seu adversário”
Arin também é maravilhoso. Ouso dizer que ganhei mais um marido literário. Foi tão divertido ver como ele vai mudando com forme ele vai conhecendo mais a Kestrel e como ele fico em conflito consigo mesmo em relação a muita coisa quando percebe a profundidade dos seus sentimentos por ela. Ele é forte na maneira literal e mental, mas também tem um lado doce e gentil que só quer ver as pessoas que ama seguras e felizes. 
"Ele conhecia a lei das coisas: pessoas em lugares muito iluminados não são capazes de ver nas trevas."
A parti mais maravilhosa na minha opinião foi o romance. Esse romance foi construído de uma forma muito delicada e realista. Eles começam se odiando, por mais que exista um ligação entre os dois. Com o decorrer do livros vamos vendo eles se tornarem amigos e depois algo mais que vai consumindo os dois. Não é uma romance quente como estamos acostumados a ver em livros adolescentes e mais emocional. 

"A felicidade depende de ser livre, e a liberdade depende de ter coragem."
Eu também gostei da maneira como a música vai ter um momento muito importante neste livro e na vida dos nossos protagonistas. Eu sempre adorei a música e ver ele no foco assim me fez ficar muito feliz. É mais uma maneira de conectar ainda mais os nossos protagonistas e fazer eles parecerem mais vivos. 

Também gostei dos tecadilhos que existem com relação a ser um vencedor, que dá nome a trilogia e também com o Deus da Mentira que existe no livro. Como estava lendo pela segunda vez pude perceber coisas simples assim e me animar. 
" - A maldição do vencedor é quando você vence as ofertas, mas só pagando um preço muito exorbitante."
No geral posso dizer que o livro é maravilhoso e que recomendo muito ele para todas as pessoas que estiveram atrás de um livro de fantasia, mas que sem magia ou criaturas maravilhosas. Só muita intriga política e personagens maravilhosos e marcantes. Esse livro vale muito a pena. 
"Ele a viu. Ela sabia que ele a viu. Mas seus olhos se recusaram a vê-la. Era como se ela fosse transparente. Como o gelo, ou vidro, ou algo igualmente frágil."



~ Mykia

Nenhum comentário:

Postar um comentário